sábado, 23 de julho de 2016

A Divina Comédia – Dante Alighieri

 "O Poema Sagrado de Dante", séculos após registrado como A Divina Comédia [1] (em italiano: Divina Commedia, originalmente Comedìa e, mais tarde, denominada Divina Comédia por Giovanni Boccaccio)[2] é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e da mundial, escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes:
Inferno
Purgatório
Paraíso
Escrito originalmente em dialeto toscano, dialeto popular semelhante ao italiano atual, e não em latim como fazia-se comum à época, trata-se de um poema articulado por trilogias, entre elas as formadas por Razão - Humano - Fé, Onça - Leão - Loba, Pai - Filho - Espirito Santo; e com final feliz segundo sugerido pelo próprio nome. À época em que Dante escreveu o poema os textos eram separados entre Comédia, obras dotadas de finais felizes, e Tragédias, com finais contrastantes aos das Comédias .
Não há registo da data exata em que foi escrita, mas as opiniões mais reconhecidas asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e, por último, o Paraíso, de 1313-1314 a 1321 (esta última data coincide com a morte de Dante ).
O poema - talvez o maior do Ocidente - descreve uma viagem onde se sucedem diversos acontecimentos. Sua força está na riqueza das alegorias, que tornam o relato atemporal.
Dante escreveu a "Comédia" - um poema de estrutura épica, com propósitos filosóficos - no seu dialeto local, o florentino, que é uma variedade do toscano. O poeta demonstrou que o florentino (muito próximo do que hoje é conhecido como língua italiana), uma língua vulgar (em oposição ao latim, que se considerava como a língua apropriada para discursos mais sérios), era adequado para o mais elevado tipo de expressão, estabelecendo-o como italiano padrão. De fato, é a matriz do italiano atual.
Há quem veja esta obra como a Suma Teológica, de São Tomás de Aquino, em verso.
Grandes pintores de diferentes épocas criaram ilustrações para a Divina Comédia, destacando-se Botticelli, Gustave Doré e Dalí.
A Divina Comédia é a fonte original mais acessível para a cosmovisão medieval, que dividia o Universo em círculos concêntricos. A obra moderna mais conhecida a respeito dessa cosmovisão é The Discarded Image, de C. S. Lewis, ilustrada por Gustave Doré.
Cada uma das três partes do poema (Inferno, Purgatório e Paraíso) está dividida em cantos, compostos de tercetos. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que remete à Santíssima Trindade, ao triângulo, assim como ao equilíbrio e à estabilidade, em algumas culturas. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, que personifica a fé; e Virgílio, que personifica a razão. Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos.
Os três livros que compõem a Divina Comédia são divididos em 33 cantos, possuindo o Inferno um canto a mais que serve de introdução ao poema, em um total de 100 cantos e 14.230 versos hendecassílabos em terza rima [1] . Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (por sua vez, o número 3 elevado à terceira potência). Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa "estrelas".
A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje, seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da Terra Santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do mar Morto onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela mecânica celeste e os cenários comentados por Dante num poema que envolve todos os personagens bíblicos do antigo ao novo testamento são costumeiramente encontrados nas entranhas do inferno sendo que os personagen principais da Divina Comédia são o próprio autor, Dante Alighieri, que realiza uma jornada espiritual pelos três reinos do além-túmulo, e seu guia e mentor nessa empreitada é Virgílio o próprio autor da Eneida.
O Inferno  - Dante e Virgílio chegam ao vestíbulo do Inferno (que tem nove círculos). Entre o vestíbulo e o 1 °Círculo, está o rio Aqueronte, no qual se encontra Caronte, o barqueiro que faz a travessia das almas. Porém Dante é muito pesado para fazer a travessia no barco de Caronte, pelo fato de ser vivo. Porém, Virgílio adverte o mitológico barqueiro de que a travessia do rio através de seu barco é mister devido a uma ordem celeste. É através deste barco que Virgílio e Dante atravessam o rio.
O limbo é o local onde as almas que não puderam escolher a Cristo, mas escolheram a virtude, vivem a vida que imaginaram ter após a morte. Não têm a esperança de ir ao céu pois não tiveram fé em Cristo. Aqui também ficam os não batizados e aqueles que nasceram antes de Cristo, como Virgílio. Na mitologia clássica, o Limbo não fica no inferno, mas suspenso entre o céu e o mundo dos mortos. Na poesia de Dante não se tem uma noção precisa de como se chega lá, pois o poeta desmaia no ante-inferno e quando acorda já está no Limbo, o primeiro círculo infernal.
No Limbo, Dante encontra Homero (século IX a.C. ou século VIII a.C.) a quem tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada, que narra a queda de Troia, e Odisseia, que narra o retorno de Ulisses da guerra de Troia e suas viagens; Ovídio (43 a.C. a 17 d.C.) poeta romano autor de várias obras, entre as quais obras de mitologia como: Metamorfoses; e Horácio (65 a.C. a 8 d.C.) poeta romano lírico e satírico, autor de várias obras primas da língua latina, entre as quais Ars Poetica.
No segundo círculo começa o Inferno propriamente dito. Nesse círculo ficam os luxuriosos que sofrem com uma tempestade de vento. Lá ele encontra Francesca de Rimini e seu amante, que é o seu cunhado.
No terceiro círculo os gulosos são flagelados por uma chuva putrefacta e são vigiados pelo mitológico cão de três cabeças, Cérbero. No quarto círculo desfilam os avarentos empurrando pesos enormes. No quinto círculo ficam os iracundos, imersos em lama ardente do Pântano do Estige. Os insolentes soberbos também.
Para atravessar o pântano eles apanham boleia do demônio Etagias, este os deixa na porta da cidade de Dite. Essa cidade tem muralhas de fogo e está na parte mais funda do Inferno, onde as culpas são muito mais fortes e as punições também. Os demônios não querem que Dante nem Virgílio entrem, pois Dante não está morto. Então aparecem as três Fúrias, e com elas aparece a Medusa, que petrifica quem a olhe. Um enviado celeste chega e abre as portas de Dite.
No sexto círculo, Dante e Virgílio recomeçam a viagem por dentro de Dite. Lá eles vêem nos túmulos de fogo os hereges. Os hereges eram queimados em fogueiras quando estavam vivos. Em rios de fogo estão os assassinos, os violentos com o próximo e ficam sendo atingidos por flechas dos centauros. Os violentos contra si mesmos são transformados em árvores. Os esbanjadores são perseguidos e devorados por cadelas ferozes e famintas.
No sétimo círculo ficam os violentos com Deus e contra a natureza. Estão deitados e levam chuva de fogo e os outros além da chuva de fogo ficam caminhando. Os usurários (agiotas) estão sentados e sofrem a chuva de fogo.
Saindo da cidade encontram um precipício que não conseguem cruzar, existe um monstro alado, que voa vagarosamente e os leva até o o fundo do precipício e lá eles encontram o oitavo círculo. O oitavo círculo é dividido por dez fossos que são ligados por pontes. Aqui as torturas só pioram e os pecados também. Nas saídas dos fossos há três gigantes acorrentados.
No último círculo infernal (nono) não há fogo, e sim frio. Lá ficam os traidores. Os três maiores são Judas, Brutus e Cássio Longino. Lúcifer está lá e devora os três. Então eles finalmente chegam ao centro da Terra e começam a subir para a saída. Nesse túnel eles vislumbram quatro estrelas, o Cruzeiro do Sul (isso mostra que o paraíso fica ao sul do Equador). Para chegar ao Paraíso é necessário antes passar pelo Purgatório.
O Purgatório - Segundo Dante, o Purgatório é um espaço intermediário entre o Paraíso e o Inferno, que se encontra na porção austral, do planeta onde existe uma única ilha, Dante encontra nesta ilha uma montanha composta por círculos ascendentes, reservado àqueles que se arrependeram em vida de seus pecados e estão em processo de expiação dos mesmos. No Purgatório as almas assistem às punições das outras almas que por pecarem mais "intensamente" foram para o Inferno.
No início da subida da montanha estão esperando arrependidos tardios, que têm que aguardar a permissão para passarem pela Porta de São Pedro antes de iniciarem sua ansiada subida. Cada um dos sete círculos correspondem a um dos Sete pecados capitais, na seguinte ordem: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza junto ao Pródigo, Gula e Luxúria. Os Avarentos e Pródigos estão juntos no mesmo círculo, pois são os dois extremos, onde o avarento supervaloriza o dinheiro e o Pródigo o desperdiça.
No fim do Purgatório, Dante se despede de Virgílio, pois este não pode ter acesso ao Paraíso. Lá encontra Beatriz, sua amada quando estava na Terra. Esta o leva até o rio Lete. Quando Dante bebe a água do Lete, esta apaga a sua memória, seus pecados, é como se Dante tivesse renascido. Existe uma lenda que diz que o Paraíso fica entre o rio Tigre e o Eufrates. Quando Dante vê o rio, ele julga ser o Tigre, no atual Iraque. Finalmente, Dante chega ao Paraíso.

O Paraíso - Existem sete céus móveis, cada céu corresponde a um planeta, sendo o primeiro o da Lua. Em cada um dos céus Dante é abençoado e depois vai ao encontro de Deus.
O oitavo céu, ou o primeiro céu fixo, é onde as estrelas têm a configuração que vemos no "nosso" céu. Depois vão para o segundo céu fixo, ou nono céu, que é o céu Cristalino ou seja, não tem estrelas, é quase só luz, mas é material. O décimo céu é só luz, é o terceiro céu fixo, e é imaterial. No centro desse céu há uma rosa branca, que é Deus rodeado por almas, espíritos bons (eleitos, bem aventurados, santos, anjos). É uma rosa poética. No centro da rosa existe um triângulo, a Santíssima Trindade. São Bernardo acompanha Dante a partir do terceiro céu. Dante então vê Deus, pois São Bernardo intercede junto à Virgem Maria e esta concede sua visita.

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A Divina Comédia é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e também da mundial, escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes: Inferno Purgatório e  Paraíso.
E antes que me perguntem, NÃO , Divina comédia , não é um livro de comédia ,ele tem esse nome, Divina Comédia pois foi escrito de forma que o público comum entendesse. Na época em que Dante escreveu este poema, o textos eram separados entre Comédia (que eram voltados ao publico comum) e Tragédia (que eram textos voltados a aristocracia da época).
Esse poema é gigante (talvez o maior do Ocidente ),vou falar pra vocês , não é nada fácil a sua compreensão e essa dificuldade toda está no fato de que o autor usa em predominância uma linguagem alegórica (figurativo),ou seja difícil pra caraca!!!!
Essa minha edição ela vem com o poema e logo abaixo (em cada pagina)vem com anotações de rodapé, para fácil compreensão, o que ajuda um pouco, como eu falei anteriormente é dividido em três partes: Inferno Purgatório e  Paraíso e cada uma dessas partes é composta por 33 cantos, e dentro desses cantos, tem mais ou menos 100 versos cada um, pois é meu povo o negocio é grande.
E esse monte de cantos e versos, conta a incrível aventura de Dante e Virgílio pelo Inferno , Purgatório e em fim pelo Paraíso,a Divina comédia possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, que personifica a fé; e Virgílio, que personifica a razão.
A historia é mais ou menos assim :
Dante sem saber ao certo como, talvez por estar sonolento demais , perdeu-se em uma selva sombria, quando aparece três feras que o impedem de passar, ai que Virgílio aparece e propõe a Dante um outro caminho que atravessa os reinos de Além-Tumba. No inicio Dante fica receoso em trilhar o novo caminho, mas quando fica sabendo que tal "privilégio" lhe foi concedido pela oração de sua amada Beatriz, Dante se tranquiliza e segue seu novo amigo (ou não).
O primeiro lugar por onde passam claro é o Inferno ,que é composto por nove círculos, o primeiro deles é o limbo é onde as almas que não escolheram a Cristo mas escolheram a virtude, vivem a vida que imaginaram ter após a morte. Não têm a esperança de ir ao céu pois não tiveram fé suficiente em Cristo. No Limbo também ficam os não batizados e aqueles que nasceram antes de Cristo.
O segundo circulo é onde começa o inferno,nesse círculo ficam os luxuriosos (que só pensam naquilo rs) que sofrem com uma tempestade de vento. Lá ele encontra Francesca de Rimini e seu amante, que é o seu cunhado.
No terceiro círculo é onde ficam os gulosos, ( to ferrada rsrs) que são flagelados por uma chuva putrefacta (fedida) e são vigiados pelo mitológico cão de três cabeças.(mitologia grega, Cérbero ou Cerberus).
No quarto círculo desfilam os avarentos empurrando pesos enormes, creio que esses pesos sejam do tamanho da avareza deles.
No quinto círculo ficam os iracundos (ira), imersos em lama ardente do Pântano do Estige. Os insolentes soberbos também estão no mesmo lugar.
No sexto círculo, Dante e Virgílio começam a viagem por dentro de Dite. Lá eles vêem nos túmulos de fogo os hereges. É um cemitério que abriga vários grupos hereges, aqueles que não acreditaram na existência de Deus e de Jesus Cristo como Seu Filho.
No sétimo círculo ficam os violentos com Deus e contra a natureza. Estão deitados e levam chuva de fogo e os outros além da chuva de fogo ficam caminhando. Os agiotas estão sentados e sofrem também com a chuva de fogo.
O oitavo círculo é dividido por dez fosso:Primeira Bolgia,Segunda Bolgia,terceira Bolgia... E assim por diante,que são ligados por pontes. Aqui as torturas são piores e os pecados também. Nas saídas dos fossos há três gigantes acorrentados.
E por fim o Nono circulo infernal que ao contrario dos anteriores não há fogo, e sim frio muito frio Lá é o lugar dos traidores. A traição no livro é considerado o pior dos pecados.Os três maiores traidores são Judas, Brutus e Cassius. Lúcifer (o capiroto) está lá em volta dos três.
Então Dante e Virgílio finalmente chegam ao centro da Terra e começam a subir para a saída do inferno e chegando assim ao purgatório.
O Purgatório é um espaço intermediário entre o Paraíso e o Inferno, onde existe uma única ilha, Dante encontra nesta ilha uma montanha composta por círculos ascendentes, reservado àqueles que se arrependeram em vida de seus pecados e estão em processo de expiação dos pecados. No Purgatório as almas assistem às punições das outras almas que por pecarem mais "intensamente" foram para o Inferno.
No fim do Purgatório, Dante se despede de Virgílio, pois Virgílio não pode ter acesso ao Paraíso por ser um pagão e o Inferno era seu lugar .
Lá Dante encontra Beatriz, sua amada quando estava na Terra. Ela o leva até o rio Lete e o faz beber a água do rio, que apaga a sua memória, seus pecados, é como se Dante tivesse renascido.
O Paraíso é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual. No poema, o Paraíso é retratado como um conjunto de esferas concêntricas que cercam a terra, que consiste na Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno, as estrelas fixas, o "Primum Mobile" e, finalmente, o Empírico. Depois de uma ascensão inicial a partir do topo do Monte Purgatório, Beatrice guia Dante através das nove esferas celestes do paraíso e O Empíreo, que é o final majestoso desse poema. que claro não vou contar né meu povo?!
Minha opinião:
Eu amei ler essa obra ultra,mega, hiper fantástica que é a Divina Comédia.Uma criação única e criativa, apesar de toda dificuldade que encontrei ao ler, não há como negar que é um clássico, recomendo muito, é impossível não dizer que essa leitura não se tornou uma experiência única na minha vida literária, diferente de qualquer livro que eu já tenha lido antes, acho que todo mundo deveria ter acesso a esse tipo de literatura.
Analisando todo o contexto da obra e criação, tenho certeza que A Divina Comédia é um livro magnífico, que sem sombra de dúvidas é uma obra prima e uma das maiores criações artísticas de que já ouvi falar. Recomendo a qualquer amante da leitura que queira subir um degrau a mais e esteja procurando realmente uma experiência mega diferente.
Apesar de não recomendar essa edição, pois a tradução é péssima, parece que foi feita de qualquer jeito (e olha que meu inglês não é aquelas coisas não), mas creio que existam edições bem melhores por ai.
A divina comédia : Recomendadíssimo.  Vanessa Pedral

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