sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Ludi Vai à Praia - Luciana Sandroni


Ludimila, uma garotinha que odeia a cobra da sua professora de português, ou melhor  é odiada pela sua professora de português num dia com um Sol de quarenta graus, acontece exatamente o que  Ludi mais teme, fica de recuperação, com certeza seria mesmo “morte certa” em casa.
Ludimila mora com sua mãe, seu pai, seus dois irmãos e a empregada, de frente para Praia do Flamengo que fica dentro da Baía de Guanabara. Sempre que chega em casa joga a mochila no chão, ligava a televisão e ia pra cozinha encher o copo de leite com Nescau, ela até ganhou um apelido dessa por causa mania, a Marquesa dos Bigodes de Nescau.
  Na manhã seguinte a “Marquesa”resolve não ir a sua aula de natação e dar uma passadinha na Praia, o que ela já sabia e pensava que tinha mudado, mas não tinha mudado nada na verdade era que a praia estava tão poluída que era quase que impossível se arriscar naquela sujeirada toda, então Ludi que desde pequena era fascinada por fazer buracos na areia decidiu naquele momento fazer um buraco o maior de todos o melhor de todos. Logo, ela tinha feito um buraco tão fundo que ela já tinha desaparecido na areia, e o menos esperado aconteceu uma onda gigante e muito poluída levou ela direto para o fundo da Baía de Guanabara, e muito estranhamente ela foi recebida por um Tatuí, sua missão no fundo do mar é ajudar despoluir a Baía inteira. Será que Ludi vai conseguir? Quem poderá ajuda-lá?

   Pra falar a verdade gente quando ganhei esse livro eu não tava com muito vontade de ler ele, pensando que fosse uma história infantil ruim, mais depois que comecei a ler devorei ele.
   Quando terminei me surpreendi, masquem não gosta de Monteiro Lobato não recomendo o livro, pois a escrita é muito parecida com a do autor.

      O livro chega até a surpreender quando você pensa que nada demais possa acontecer, acaba acontecendo o menos previsível e o mais impossível, afinal o livro foi escrito por Luciana Sandroni, uma filha de Monteiro.
   Ao chegar no fundo da Baía Ludi tem de enfrentar a ideia de que é a única que pode ajudar a salvar Guanabara, suas únicas ideias já foram usadas antes por outros peixes, mas sendo humana ela conhece personalidades que a podem ajudar para que junto com os pequenos peixes e crustáceos da Baía de Guanabara eles possam despoluir a Baía.


   A Marquesa dos Bigodes de Nescau como é conhecida no fundo do mar, tem a ajuda de alguns crustáceos e de alguns peixes entre eles o Tatuí – um peixe- que a recebe na chegada, o Zé do Polvo – sugestivamente um polvo – que ajuda muito para cumprir as tarefas que eles se propõe a cumprir, e a dona Concha – que é uma concha – a editora do jornal O Mar. Quando você acha que Ludimila vai conseguir salvar a Baía acontece coisas que não eram de se esperar.

   Luciana Sandroni deixou um gostinho de quero mais, depois que terminei este livro. Quando mencionava O Reino das Águas Claras ou o no apelido de Ludi – A Marquesa dos Bigodes de Nescau – senti muita vontade de ler as obras de Lobato, porque até só li resenhas de algumas obras.
   Enquanto lia o livro tive vontade de ir voando até a biblioteca pra buscar mais obras da autora como O Mario que não é de Andrade que com certeza vou ler, pena que não fui. Leia alguns trechos bem legais do livro:

   Depois de algumas horas não se via mais a Ludi na praia: o buraco estava tão fundo, tão fundo, que ela tinha desaparecido lá dentro. De repente, uma coisa aconteceu: uma onda muito grande e suja empurrou a Ludipro fundo do buraco que começou a se cavar sozinho e em questão de segundos a Ludi foi parar num lugar que não era nem o Japão nem o “Reino das Águas Claras” e nem o “País das Maravilhas”: era o fundo da Baía de Guanabara mesmo.

   – Até quem enfim a senhora chegou, Marquesa, nós já estávamos preocupados. Como Vossa Alteza foi de viagem? Perguntou o Tatuí.


"Ludi vai a praia é um livro infantil superfofurinha e com um tema muito importante: A poluição do mar."


Na história escrita por Luciana Sandroni para os pequenos Ludmila uma meninha viciada em TV, livros de Monteiro Lobato, que odeia a professora de português e mora em frente a Baia de Guanabara acaba caindo dentro de um buraco dentro da praia e ao acordar se vê em um lugar diferente. Ela está no fundo do Mar de Guanabara e para como se não fosse o bastante ela é a Marquesa del
Sendo a Marquesa, Ludi tem responsabilidades e uma dessas responsabilidades é participar de um congresso para decidir o que os peixes, moluscos, crustáceos e outros seres do mar vão fazer. Já que a casa deles está totalmente poluída.




Ludi vai a praia foi um livro que encontrei ao arrumar a biblioteca da minha escola. Vendo de fora ele estava mega rasurado e cheio de pó mas as gravuras me conquistaram. Tão mas tão fofas que tive que trazer pra casa.
 Por ser bem pequeno e "fácil de entender" li bem rapidinho.
 De inicio pensei se tratar de uma menina que ia a praia com os amigos e esse tipo de coisa...


 Mas não, apezar de ser um livro infantil ele inspira. Falando de um tema mega importante (ainda mais agora) que é a poluição dos nossos mares, oceanos e praias.
 O melhor de tudo é que apezar de se tratar de um tema tão importante e sério como esse o livro tem uma abordagem divertida e uma protagonista que reflete muito bem as crianças de hoje em dia.
O fato de a escritora ter começado de "maneira lenta" falando de temas bem cotidianos como ir mal em alguma matéria, gostar de ficar só olhando TV, fazer bagunça ajudou a entender que Lud não é "a heroína inatingível e incorruptível da história" apenas uma menina normal. E por ser "apenas uma menina normal" ela inspira os pequenos mostrando que até uma menininha normal pode mudar o curso das coisas.
Ludapezar de ter 8 anos tem uma personalidade muito forte e é uma fofa.



Ludi vai a praia é um livro que eu leria para o meu sobrinho e que daria de presente para uma criança. O livro tem essa coisa de mostrar que até (e, na verdade principalmente) as crianças podem ter ideias legais para ajudar o planeta e pô-las em prática. Por que no fim tudo o que acontece agora vai repercutir lá no futuro dele



Em resumo: Vou dar sim 5 estrelas (apesar de não ter favoritado) por que apezar de não ter cido uma leitura que (entre aspas) "mudou a minha vida" pode com certeza mudar a vida da criançada por aí.
P.S: Como falei lá no inicio o livro foi pego na biblioteca da minha escola e acho muito importante salientar quedevemos cuidar em especial dos livros da biblioteca como se fossem nossos (e se formos pensar, são nossos mesmo) por que como falei se eu fosse levar em conta apenas o pó e "estado" do livro nunca teria o pegado pra ler. ;) ( relaxarya.blogspot.com )



Quem ousaria reescrever um livro que já é quase um clássico da literatura infantil brasileira? Quem poderia imaginar que a primeira aventura da famosa Marquesa dos Bigodes de Chocolate, nossa adorada Ludi, ganharia novos capítulos e personagens? Será que uma história excelente pode melhorar ainda mais? Para alegria da criançada, não há limites para o talento, a imaginação e a coragem de Luciana Sandroni, que incrementou a odisseia da marquesa nessa caprichada edição da Manati. Quem já conhecia a história vai se esbaldar com as novidades. E quem nela mergulhar pela primeira vez nunca mais a esquecerá. O amor da Ludi pela baía de Guanabara e sua esperança em despoluir vieram para ficar e contagiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário