quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Uma Pequena Luz na Escuridão – Gilberto Martins

Entre no "túnel do tempo" e viaje pelas estradas da Bahia, numa carruagem puxada por dois ágeis cavalos... Olhe com atenção a a paisagem e observe os rostos cansados dos escravos, que estão retornando de um dia de trabalho sofrido na lavoura de cana-de açúcar... Entre na casa-grande, com seu inúmeros quartos e sua imponente sala de jantar. Quem andaria pelos seus corredores à noite, assustando as pessoas? Este é um dos muitos mistérios deste lugar fantástico. Venha conviver com dois meninos e conheça a história de uma amizade que superou o medo, o ódio e os preconceitos. Estes são os convites que o livro Uma Pequena Luz na Escuridão faz a você, leitor! Abra suas páginas e entre neste univeso de aventuras, emoções, lutas e mistérios, onde se misturam a ralidade e a fantasia!  ( livralivro.com.br )

******************************************************

Quando tudo parecia em vão, eis que surge uma luz na escuridão!

Tão frágil, indefeso, tão pequenino como uma leve folha ao vento, ele veio ao mundo para alegrar e unir muita gente. Logo que chegou, mostrou para o que veio... Lutou, chorou, berrou e tudo começou a mudar à sua volta.

Lara, mãe desse ser tão importante, estava só, quando sentiu que seu bebê estava para nascer naquele momento. Ela se dera conta que o tempo havia passado e que seu bebê queria vir ao mundo, para esse mundo tão conturbado e tão cheio de contrastes, alegrias, tormentos e muitas tristezas.

Lara, por uns tempos andara alienada, não pensava em nada e em ninguém. Se afastara de toda a sua família, principalmente do pai do seu bebê. Estava longe do Edgar há alguns meses, desde quando eles começaram a divergir em tudo. Ela percebeu que seu marido não era exatamente aquilo que ela esperava que fosse. Lara sempre tivera um temperamento difícil, sempre desejou que todos lhe obedecessem religiosamente, sem contestar qualquer de suas opiniões ou ações.

O bebê já estava a caminho, só que nem Lara e nem o Edgar, no momento da briga e da separação, tinham se dado conta que ele estava ali, entre eles.

Naquele momento tão importante de sua vida, ela percebera que não tinha a quem recorrer, começou a ficar nervosa e a se sentir muito mal. Num relance, lembrou de telefonar para umas de suas amigas, porém nada conseguiu, parecia que todo mundo estava fora de casa...
Como sempre fora dura na queda, sentou-se e procurou se acalmar. Logo depois colocou algumas roupas, tanto dela como do bebe, numa pequena valise e saiu para a rua a procura de um táxi. Em poucos minutos um táxi parou e ela pediu que a levasse para um hospital-maternidade, o qual ela indicara.

Quando deu entrada na maternidade, ela teve que preencheu uma ficha e ali colocou o telefone de seus pais e também da firma onde o Edgar trabalhava.

Lara tivera um parto muito complicado. No começo, as dores eram fortíssimas, que até lhe deixavam sem folego, provocando leves desmaios e depois sumiram até não sentir mais nada. Sendo de instante a instante examinada, os médicos perceberam que algo não estava andando normalmente... Assim, os médicos imediatamente a levaram para a sala de parto, onde foi feito uma cesariana de emergência. Seus pais foram comunicados de imediato e ficaram a par do que estava acontecendo com Lara.

O pequeno bebê fora colocado numa incubadora no mesmo instante que nascera, pois ele apresentava sérios problemas. Lara também passara muito mal, por isso seus pais foram chamados com urgência. Assim que receberam o chamado da maternidade, procuram se comunicar com o Edgar e colocá-lo a par de tudo o que estava acontecendo, porém ele não fora localizado.

Dona Valcy e o Sr. Hélio, pais de Lara, ficaram apavorados e correram para o Hospital. Lá chegando, eles não puderam ver nem o bebê e nem Lara, pois ambos estavam incomunicáveis. Lara se encontrava na UTI desacordada e o bebê na UTI da ala de pediatria, dentro de uma incubadeira, com pouquíssimas chances de vida.

Edgar só foi localizado no fim da tarde. Nervoso e muito preocupado, foi imediatamente para a Maternidade, que lhe deram o endereço. Assim que lá chegou, encontrou os pais de Lara em profundo desespero, eles até então, não haviam tido notícias nem de Lara e nem do bebê.

Depois de muito procurarem e, com vários médicos e enfermeiras conversarem, acabaram encontrando o médico que atendera Lara e o pequeno bebê. Dr. Marcelo, o obstetra, levou ao conhecimento dos pais e do ex-marido de Lara, tudo que havia ocorrido com ela e com o bebê, desde que ela dera entrada ali no Hospital.

- A Sra. Lara deu entrada nesse Hospital com grande dores e forte hemorragia. Fora imediatamente socorrida, pois já se encontrava em trabalho de parto. Verificamos que o bebê estava em sérias dificuldades, por isso, fora feita rapidamente uma cesariana. Lara se encontra inconciente, devido às anestesias que teve que tomar, porém está muito bem medicada na UTI. É bom que ela durma bastante, para que tenha uma recuperação rápida. O bebê, por ter apresentado várias deficiências, com batimentos cardíacos bem fracos e problemas respiratórios, está bastante debilitado. Se encontra na UTI, dentro de uma incubadeira, porém é um estado bem grave. Estamos fazendo de tudo, até o impossível, para salvá-lo e deixá-lo em condições excelentes de saúde. Foi um parto muito complicado e com muito sofrimento para a mãe e para o pequeno bebê. Creio que dentro de três horas mais ou menos, vocês poderão ver Lara, isso se ela corresponder bem aos medicamentos. Quanto ao bebê, não posso garantir nada e nem ter uma previsão. Vocês acreditam em milagres? Têm Fé? Pois, então, rezem, peçam a Deus ou aos Santos, um milagre, para terem o bebê de volta, com saúde e perfeito.

Falando assim, se despediu dos três e foi saindo, sumiu dentro de uma das salas ali existentes.

Dona Valcy e o Sr. Hélio se olharam e, abraçadinhos foram em direção à Capela, que havia logo na entrada do Hospital. Edgar, em silêncio, os seguiu, pois não conseguia dizer uma única palavra, nem de consolo nem de revolta, com ninguém. Os três, em absoluto silêncio, se ajoelharam diante da linda Imagem de Jesus Cristo e assim permaneceram por um longo e interminável tempo.

Pela mente de dona Valcy, passaram várias imagens dos últimos acontecimentos entre ela, Lara e Hélio. Lara fora a filha adorada, que eles sempre desejaram. Fora muito mimada, muito amada por todos que a cercavam. Assim crescera sem limites, nada a impedia de fazer loucuras e grandes bobagens na sua juventude.

"Oh! Minha querida e amada filha, temos ainda em nossos corações a marca profunda da ferida aberta, pelas suas amargas palavras, proferidas com tantas ofensas e tanta grosseria. Foram palavras duras e amargas para serem ouvidas da boca de uma pessoa tão amada... Elas nos deixaram muito tristes e profundamente magoados, principalmente porque nós, só estávamos tentando lhe mostrar, o quanto estava errada em suas atitudes tão levianas e, que, suas companhias de noitadas só iriam lhe trazer grandes aborrecimentos..." "Meu Amado Jesus Cristo, tudo isso agora não tem nenhuma importância, isso tudo é passado e desejamos esquecer... O que Vos peço, nesse momento, é que dê à minha filha uma recuperação rápida e que ela volte a ser feliz e a nossa garotinha amada de sempre... Deixe, meu Senhor Jesus, que meu netinho viva com bastante saúde, para que ele nos traga uma pequena luz, nessa imensa escuridão que se transformou nossas vidas..."

Também, os pensamentos do Sr. Hélio não eram diferentes dos da Valcy. Ele, com grossas lágrimas rolando pelo seu rosto, rogava com fervor ao Senhor Jesus.

"Jesus Amado e Abençoado filho de Deus, a Vos rogo de coração e com toda minha Alma, que me dê o Vosso perdão e me conceda esse grandioso milagre que é o de salvar minha filha e meu netinho, que mesmo sem conhecê-lo, já o amo. com todo o meu coração... Prometo a Vos, meu Jesus Cristo, como bem Sabeis há muito, que eu perdoei minha amada filha, que se ela se recuperar logo, irei ter mais paciência e com todo o meu amor e carinho, irei aos poucos, tentar mudar o seu modo de vida e trazê-la de volta, para o seu mundo e de seus familiares. Peço a Vos, meu Jesus Cristo, que cure esse pequeno Anjo, pois sei que é através dele, que terei minha filha de volta. Prometo que vou cuidar dele com muito amor e carinho. Todo esse amor que trago dentro do meu peito será para fazer dele um grande homem."

Edgar permanecia imóvel e em silêncio, com os olhos bem fechados, parecia estar em outro mundo... Seus pensamentos voavam para um tempo que dificilmente iria voltar... Também ele tinha grandes mágoas de Lara, pois ela havia lhe desprezado, por não aceitar suas loucuras.

"Lara, minha tão adorada Lara, o que fizemos de nossas vidas? Para onde jogamos o nosso amor? Passamos momentos tão lindos juntos, vivemos um amor de contos de Fada... O que foi que aconteceu que tudo isso se quebrou e nem cacos restaram...? Fui implacável com você, assim como você foi comigo! Sei que errei muito, não soube lhe mostrar o quanto sua vida estava caminhando para um abismo, para um mundo errado, onde você só iria colher problemas, coisas desagradáveis e aborrecimentos... Eu tentei lhe mostrar tudo isso, só que você, por ser auto-suficiente, nem quis ouvir... Já estava com sua opinião formada na cabeça e nada iria mudar. Eu também tomei um outro rumo, aquele bem diferente do seu, aquele que antes você também achava ser o certo. Hoje, sinto que fui muito egoísta, deixei você se afundar sozinha, esqueci até do nosso bebê... Eu deveria ter tido mais pulso para lhe guiar... Enfim, águas passadas, elas não voltam mais! Temos que retomar nossas vidas a partir de hoje. Tenho medo que sua vida esteja em perigo, tanta loucura você vez, que deve ter se prejudicado muito e também ao nosso filhinho..." "Oh, Sr. meu Jesus Cristo, peço perdão pelos meus atos, peço perdão pelas minhas omissões e Vos peço que me mostre o caminho que devemos seguir! Se for de Vosso desejo e de nosso Pai Celestial, quero cuidar do meu bebê e voltar a cuidar de Lara... Vos peço que nos dê uma nova oportunidade, para podermos reparar todos os erros que cometemos no passado. Hoje, sei o quanto ainda amo Lara, sei que nunca deixei de lhe amar, com todas as minhas forças. Hoje, vejo o quanto ela foi e é importante para mim... Nós dois temos muito o que nos perdoar, mas se ela ainda me amar, tudo será mais fácil. Podemos ter uma vida a três, sei o quanto amo esse pequeno Ser, que veio iluminar o nosso caminho... O nosso caminho, pois quero desde já, caminhar junto a eles dois! Senhor Jesus Cristo, mais uma vez Vos peço mil perdões, por eu ter andado cego por tanto tempo... Recupere minha Lara e deixe meu pequeno Filho sair dessa, com bastante saúde e perfeito!"

Assim, as horas foram passando e os três diante da Imagem de Jesus Cristo, oravam e suplicavam que Ele lhes concedesse um grande milagre, cada qual com sua devoção, seu amor, seu carinho e seu sofrimento.

Enquanto eles oravam e confessavam suas culpas, Deus, em sua Infinita Bondade e Graça, fazia com que Lara aos poucos, fosse voltando a si e sua recuperação mostrava-se em bom andamento. Também, o frágil bebê dava ares de uma boa recuperação. Todos os médicos já estavam bem mais otimistas em relação a ele.

Assim que os pais de Lara e o seu ex-marido voltaram para a sala de espera, receberam, com muita alegria, a notícia que Lara já havia voltado a si, e que ainda permanecia na UTI, mas que estava consciente e se recuperando com muita rapidez. Se tudo continuasse assim, dentro de pouco tempo, ela poderia receber visitas. Quanto ao bebê, todos estavam bem otimistas, parecia que houve um milagre, pois ele estava praticamente fora de perigo, apesar dos enormes cuidados que ainda requeria e ter que permanecer na incubadeira, até ficar mais forte e ganhar peso.

A alegria parecia contagiar o hospital todo. Os três, que há muito, mal se falavam, se abraçaram e choraram com muita emoção, pelas felizes e agradáveis notícias. Os três, com os pensamentos elevados a Deus, agradeciam por essa grande Graça que estavam recebendo...

No dia seguinte, os três, que não arredaram pé da sala de espera, foram convidados a entrarem para verem Lara, pois ela havia sido transferida para um quarto, onde permaneceria uns dias para se recuperar bem. Ela estava muito abatida e um pouco fraca, com uma palidez que lhe deixavam, as faces brancas, como cera e olheiras profundas e escuras. Recostada em vários travesseiros, permanecia de olhos fechados, como se estivesse meditando ou dando um pequeno cochilo. Não tinha a noção, que logo, iria receber visitas de pessoas tão queridas. Quando a porta se abriu, ela lentamente se voltou para a porta, olhou com os olhos semi-cerrados, ão acreditou no que via e, emocionada, começou a chorar...

- Mamãe, Pai, Edgar! Digam que não estou sonhando, digam que é verdade que vocês estão aqui! Que bom que vocês vieram, estava pedindo a Deus que isso acontecesse... Por favor, quero que vocês me perdoem por tanto que eu os fiz sofrer... Tenho sido uma criatura irresponsável, sem juízo e até doida em alguns momentos. Hoje, tudo ficou bem claro em minha mente, vi o quanto preciso de vocês e o quanto tenho feito vocês sofrerem, com minha falta de consciência e de juízo. Peço mil perdões a vocês, sei o quanto devem ter sofrido por minha causa... Não tenho como me justificar, errei, errei muito, errei sabendo que estava errando, vocês me alertaram, me mostraram o quanto eu estava errada, não quis ouvir e nem mudar o rumo das coisas. Vejo que, até o meu filho eu prejudiquei, quase que o perdi para sempre... Hoje, ele está lá, sofrendo porque tem uma mãe louca, uma mãe que só pensou em divertimentos, bebidas e curtição... Eu andei cega, não via nada e nem ninguém na minha frente, só pensei em mim... Aliás, nem em mim eu pensei, pois estava me destruindo e nem estava ligando para isso. Eu andei numa escuridão sem fim, não sei dizer o porquê assim reagi. Estive, por horas fora do ar, mas minha consciência estava bem alerta, ela me mostrou e me puniu com bastante severidade, foi bastante inflexível para comigo, me mostrou o quanto mal eu fiz nessa minha vida fútil e mal vivida, me mostrou que só fiz sandices. Tive bastante tempo para refletir e ver que nem mereço o perdão de vocês, Papai e Mamãe, mas, é de coração e de alma limpa que estou implorando que vocês me perdoem e procurem esquecer o mal que tanto lhes fiz. Se Deus me der mais um chance, por mais remota que ela seja, eu irei fazer de tudo, para merecer o perdão de vocês e tudo farei, para que esqueçam todo o sofrimento que causei a vocês. Passei horas rezando, pedindo a Deus que salve o meu filhinho e que, não deixe nele, nenhuma seqüela das minhas insanidades... Rogo a Deus que ele cresça e tenha o mesmo amor e carinho que eu sempre tive, junto de vocês. Hoje, eu vejo o quanto perdi, o quanto deixei de ser feliz por achar que era adulta e dona do meu nariz. Me perdoam, eu os amo de um modo torto, mas é assim que eu sei amar... Juro que vou fazer de tudo, para ser a filha que vocês merecem ter!

- Edgar, não sei se você ainda me ama, eu nunca deixei de lhe amar... Sei, hoje, que foi um amor egoísta, que só quis receber e nada dar. Nos momentos de alguma lucidez, eu chorava por ter perdido você, implorava o seu perdão e sonhava em tê-lo de volta, para juntos curtirmos o nosso bebê. Sei que é demais, eu pensar em lhe pedir alguma coisa, nem em meu nome e muito menos, no nome do nosso filhinho... Porém, se ainda restou um pouquinho de todo o nosso imenso amor, peço que me perdoe e volte pra mim. Passei por momentos muito difíceis, momentos de grande tormentos e dificuldades. Tenho consciência que tudo foi por minha causa somente, por orgulho idiota, arrogância, teimosia e por me achar alto suficiente e que nunca iria precisar de ninguém... Vi que, não é bem assim! Até o meu bebê, por muitos instantes, me mostrou que, nem eu, nem ninguém, nunca poderá viver sem ajuda de outro ser amigo, principalmente, de pessoas que nos amam muito. Ele veio para iluminar e me tirar da imensa escuridão que se transformou a minha vida...

- Preciso de vocês três mais do que nunca, sem vocês eu vi que não é possível viver. Meu mundo tem sido um verdadeiro inferno, preciso da ajuda de vocês todos... Tanto eu, como o meu bebê!

- Mamãe e Papai, quero que vocês tenham amor pelo meu bebê, com a mesma intensidade, que sempre tiveram para comigo..."

O Sr. Hélio foi o primeiro a se recuperar do susto e da imensa emoção que naquele momento sentia.

- Minha filha, de minha parte, tudo está esquecido! Nós também temos que lhe pedir perdão... Nessa vida, nem sempre erramos sozinhos... Eu e sua mãe, apesar do imenso amor que dedicamos a você, também temos nossa culpa, se você agiu como agiu. Temos culpa por deixar que você seguisse seu caminho sozinha. Sei que foi esse seu desejo, nada nem ninguém conseguiu lhe mostrar que estava errada, nem lhe tirar da cabeça, os desejos loucos de viver sua vida sozinha, como bem quisesse. Tentamos lhe mostrar, várias vezes, que estava errada... Mas, você, cada vez se afastava mais de nós. Depois nós achamos melhor, deixar você seguir sozinha o caminho que havia escolhido. Deixamos você agir por livre e espontânea vontade, apesar de sofrermos muito com isso... Você dizia que só assim seria feliz, era somente isso que nós queríamos para você, que fosse eternamente feliz! Hoje, estamos vendo, que estávamos errados, que deveríamos ter agido com mais firmeza, com mais rigor, pois era um caminho muito perigoso, que você havia tomado. Agora tudo terminou, Graças a Deus, parece que você voltou para nós. Em nossas mentes, agora tudo está mais claro... Queremos vocês de volta, para o nosso convívio, e que assim permaneçam para sempre, principalmente agora que temos um Anjo para nos unir mais. Nossa casa estará sempre de portas abertas para receber você, o Edgar e nosso amado netinho.

- Lara, eu também errei muito, tenho minha parte de culpa nessa história triste... Sempre lhe amei, nesse tempo todo em que estive afastado de você, nunca deixei de me preocupar de querer saber como você estava e como estava o nosso bebê. Nosso filhinho estava presente, em tudo que eu fazia e pensava, sempre desejei estar com você, no momento de seu nascimento. O que mais quero, nesse momento, é estar com você e o nosso bebê. Quando ele ficar forte e restabelecido, iremos nós três, para a nossa casa, outra vez.

Todos se abraçaram e uma imensa luz passou a iluminar aquelas almas tão sofridas! Depois de tudo bem esclarecido, cada dia era uma nova alegria. O bebê estava se recuperando milagrosamente, bem depressa...

O tão esperado dia chegou: Rafael teve alta e os quatro saíram do hospital radiantes de felicidade e alegria, pois um Anjo estava bem juntindo deles, para sempre os iluminar.                                                                                       ( Lindamar C C Mello )

Nenhum comentário:

Postar um comentário