sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A Metamorfose - Franz Kafka



A Metamorfose é uma novela escrita por Franz Kafka, publicada pela primeira vez em 1915.Veio a ser o texto mais conhecido, estudado e citado da obra de Kafka. Apesar de ter sido publicada em 1915, foi escrita em novembro de 1912 e concluída em vinte dias.  Em 7 de dezembro de 1912, Kafka escrevia à sua noiva, Felice Bauer: "Minha pequena história está terminada".

Nesta obra de Kafka, ele descreve uma caixeiro viajante que abandona suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais, tendo o nome de GregorSamsa. Numa certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso. Kafka descreve este inseto como algo parecido com uma barata gigante. Nos primeiros momentos, o livro descreve as dificuldades iniciais de Gregor na nova forma. Uma ironia presente neste trecho do livro é que Gregor não se preocupa com sua transformação, mas sim como está atrasado para o trabalho.

Quando Gregor, após muita dificuldade, consegue abrir a porta, todos se assustam, seu pai, sua mãe, inclusive o gerente que sai correndo. O Sr. Samsa avança contra ele, forçando-o a entrar de volta no quarto. Após esse episódio, Gregor é demitido, sua família o rejeita e sua única companhia é ele mesmo. Apenas em alguns momentos, a irmã mostra certa compaixão por ele.

No decorrer da história, o autor narra as angústias de Gregor, que sem conseguir fazer nada, ouve sua família discutindo entre si como se sustentar, já que sua única renda havia ido embora. Nisso, Grégor sente uma forte angústia por não poder fazer nada, nem opinar sobre o que fazer. Nesses tempos, Grete vê os rastros de Grégor nas paredes e no teto de seu quarto, então percebe que Grégor tem falta de espaço, assim, ela e sua mãe vão tirar os móveis do quarto dele. O problema é que o inseto foge do quarto, mas ao sair, se depara com seu pai que o ataca com maçãs, e uma delas penetra em suas costas, causando tanta dor que o faz desmaiar.

No final das contas os Samsa ,(sem contar com a opinião de Gregor, claro) decidem alugar um quarto para ter alguma fonte de renda. O quarto é alugado por três inquilinos, que vivem na casa por um tempo. Em um certo dia, Ana esquece uma fresta da porta, que ligava a sala ao quarto de Grégor, aberta. Na hora da jantar , Grete tocava seu violino para os inquilinos. Grégor, do seu quarto, ouve e fica tão encantado com o som que segue em direção à sala de jantar. Nos primeiros momentos, ninguém o percebe, mas após alguns segundos um dos inquilinos o vê e grita. Sr. Samsa tenta afastar os inquilinos de modo que não vejam o inseto e ao mesmo tempo fazer com que a criatura volte para o seu quarto. Depois desse incidente, Grete, a única que ainda via Gregor como seu irmão e não como um monstro horroroso que atormentava a sua família, perde toda a compaixão e chega á conclusão que eles devem se livrar dele.

No passar do tempo, o autor fala várias vezes sobre a maçã apodrecendo em suas costas, o que é retratado com um sentido simbólico como o ódio de sua família por ele. Depois de certo período, a maçã causa a morte de Gregor. Logo depois de Ana acabar de limpar o quarto do falecido, a família sai da casa feliz.Já não pensavam na morte de Gregor e viam certa esperança em um futuro próximo, em que poderiam comprar uma casa mais confortável.

Também se mostra interessante que, durante a história, Kafka mostra três períodos da relação da família perante Gregor. No primeiro, ela sente medo ; no segundo o aceita, mas o esconde do mundo; já no terceiro, o odeia, o vê como um peso desnecessário e quer se livrar dele.

Personagens:

GrégorSamsa: Um caixeiro viajante que trabalha ininterruptamente, não tem muitos amigos. Pressionado pelo emprego, apenas se mantém no cargo porque é o único que pode sustentar a família. No inicio se transforma num inseto monstruoso, por conta disso passa por diversos problemas como rejeição de sua família, por exemplo.

Grete Samsa: Irmã de Grégor, uma jovem dócil e não sofre por preconceitos. Esta é a única que tem uma relação direta com ele, mesmo após sua transformação. Adorava violino e tocava muito bem, mas a família não tinha dinheiro para pagar seus estudos.

Sr. Samsa: Pai de Grégor. Recusava e odiava seu filho em forma de inseto. Era muito preconceituoso e não trabalhava pois tinha problemas na coluna.

Sra. Ana: Mãe de Grégor, tinha nojo de seu filho em forma de inseto mas continuava amando-o.

Os três inquilinos: Alugam um quarto na casa dos Samsa após a transformação de Grégor.

Gerente do escritório: Chantageava Grégor por causa da dívida da família, obrigando-o a trabalhar loucamente.

Em Outubro de 2015 cumpriu-se o primeiro centenário da publicação de A Metamorfose (Wikipedia )

******************************************************++

'A Metamorfose' é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso GregorSamsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal. ( Saraiva Editora )

Em “A Metamorfose”, o personagemGregorSamsa vive uma vida simples e sofrida, com seu trabalho de Caixeiro é explorado, vive viajando, cumprindo horas e como a maioria dos cidadãos, tem pouco tempo para ficar com sua família.



O livro é escrito em uma linguagem um tanto quanto complicada e culta para alguns, por se utilizar das gírias da época, mas que não chega a ser um problema, ao contrário, dá mais brilho ainda para essa magnifica obra.



Enquanto Gregor não parava em casa, trabalhando e correndo atrás de seu ganha pão para trazer dinheiro e sustentar sua família, todos tiravam uma lasquinha dele, sentiam orgulho de tê-lo do lado e entre as rodas de amigos, mesmo que este luxo durasse pouco tempo devido suas viagens constantes.



Mas logo após acordar em meio a uma metamorfose literalmente, ficando limitado a fazer qualquer atividade e assim deixando de ser o elo sustentador de sua família, Gregor se torna um animal medonho, passando medo aos próximos. É neste ponto que Kafka nos mostra a parte chave de seu livro, a mensagem que quer nos passar, de que quando estamos disponíveise entregamos algo a alguém, seja presença, afeto ou principalmente coisas materiais, todas as pessoas estão ao nosso lado, mas quando por algum motivo deixamos de estar presentes, deixamos de satisfazer suas vontades e sua segurança, as mesmas deixam de estar presente e procuram novos ombros para se escorar.

No começo sua família ainda esboça uma tentativa de ajuda-lo a se livrar dessa e tentar conviver como o novo Gregor que deixou de ser o pilar de sustentação, mas não passa disso. Limitado e sem nenhuma forma de comunicação, Gregor se torna um ser inútil para seus entes. Pouco sabem que o poder de audição de Gregor permaneceu intacto e ouvir de sua família que naquele ser horrível não existia mais pessoa alguma, mas sim um verdadeiro monstro inútil, com certeza foi o golpe mais duro que ele poderia ter tomado.



Gregor ouvindo as lamentações diariamente, palavras agressivas e horrendas, e não conseguindo se quer avisar de sua comunicação limitada se vê no fundo do poço. Desanimado, começa a desistir de sim mesmo. Sua família nem se quer o visitava mais direito. Aprenderam a se virar sozinhos. Trabalhar, limpar a casa, reerguer um novo pilar, tudo isso era um fardo pesado demais que Gregor não queria carregar. Uma vida nova, cheia de planos e feliz. Como se não houvesse existido alguém a quem eles deviam toda essa conquista.



A conclusão que extraio desta obra é o quão magnifica e atual ela ainda se faz nos dias de hoje, e continuará por muitas gerações. Obras que não contam histórias por sim só. Obras que nos fazem refletir e repensar nosso meio, nossa existência. A analogia surreal para relatar acontecimentos tão reais ainda nos dias de hoje.



Kafka está na minha lista de escritores influentes, e pode acreditar, existem muitos GregorSamsa ao nosso redor.  (serializando.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário